Conheça os 3 pilares para garantir a proteção do seu negócio contra ransomwares e outros malwares!

Atualizado: Mar 29


Não existe uma ferramenta 100% capaz de prevenir ameaças como ransomware, porém existem estratégias para mitigar as chances de infecção e garantir a recuperação, são elas:


1. Firewall

Hoje em dia os firewalls estão cada vez mais inteligentes, utilizando mecanismos de inspeção profunda, que analisam todo tráfego de dados de entrada e saída, auxiliando tanto na proteção contra invasões (ataques externos), como também no controle e filtro de conteúdo do que seus usuários irão acessar.

Outro aspecto importante diz respeito ao momento atual, onde com o intuito de preservar seus funcionários para uma possível contaminação do coronavírus, cada vez mais empresas aderem ao formato de trabalho remoto, trazendo uma nova perspectiva de trabalho no futuro. Para que eles continuem tendo acesso a todos os recursos que a empresa, se faz necessário a adoção de rede virtual privada (VPN), mais um aspecto importante ofertado por boa parte dos firewalls, disponibilizando este recurso para garantir conexão segura aos sistemas, documentos restritos da corporação.


2. Proteção Endpoint (Antivírus + Updates)

Diante deste novo momento, onde muitos usuários estão trabalhando remotamente, ou seja, fora do perímetro de proteção e controle dos firewalls, as organizações devem estar preparadas para um volume grande de ataques de endpoints.

Para isso, se faz necessário de uma boa estratégia de segurança que atenda também os dispositivos que estão remotos, e dois dos principais aspectos são:

Antivírus Corporativo: Solução tradicional com vacinas para mitigar ataques de malwares mais comuns.

Atualizações de Sistema Operacional: Aspecto importante, porém muitas vezes esquecidos pelos usuários e administradores de TI, é fundamental garantir que todos os dispositivos estejam com as últimas atualizações de segurança instaladas, são elas que corrigem vulnerabilidades comumente exploradas


3. Backup:

Fechando o tripé, não podemos esquecer do backup, algo fundamental e que irá garantir a recuperação em casos de ataques. Além de implementar solução e política de backup que atenda às necessidades do negócio, importante que possua também pelo menos uma cópia dos backups na nuvem, isso irá garantir restauração até mesmo para ataques ou desastres que afetem todos os dispositivos da rede corporativa.


Como podem observar, não existem uma solução definitiva para se proteger destes ataques, mas a adoção conjunta desses pilares mitiga a chances de ocorrer e garantem a recuperação em eventuais incidentes.


Prontos para iniciar essa jornada otimizar a segurança do seu ambiente? A PSS Tecnologia disponibiliza serviços e produtos que se adequam a cada perfil de negócio... Seja serviço para adequação do ambiente as boas práticas ou aquisição e implementação de firewall e/ou antivírus, estamos disponíveis para analisar e dimensionar a melhor solução para seu ambiente.



· Anti vírus corporativo (Bitdefender)

· Licenças VPN para seu firewall (Sonicwall)

· Solução MSSP

· Desconto imperdíveis em contratos de suporte e serviços de implantação remota



23 visualizações0 comentário