Entenda como monitorar a sua infraestrutura de TI!


Como uma rotina de monitoramento de infraestrutura de TI deve ser planejada? Qual é a importância desse processo para o usuário? Nesse artigo iremos lhe deixar por dentro do assunto!


Ao longo dos últimos anos, o monitoramento da infraestrutura de TI tornou-se um dos principais processos de gestão tecnológica no ambiente corporativo. Essa rotina permite que empresas identifiquem problemas, reduzam riscos e consigam agilizar processos. Além disso, ela dá ao negócio a capacidade de atuar de maneira estratégica na otimização dos seus sistemas e dispositivos. Independentemente do tamanho e mercado da corporação, realizar o monitoramento da TI é fundamental. Esse processo permite tomar decisões melhores para os negócios, um maior controle das infraestruturas da empresa e da disponibilidade dos dispositivos utilizados, além da otimização dos recursos dos colaboradores.


O que é o monitoramento da infraestrutura de TI?

Consiste na avaliação contínua da performance de dispositivos e sistemas de TI. Essa rotina é apoiada por métricas de desempenho, que dão ao técnico responsável pela execução da atividade uma visão abrangente sobre o real estado dos equipamentos.

Esse é um processo cíclico e contínuo. A partir da identificação dos itens que são vitais para a performance da empresa, o gestor estabelece soluções para identificar as variações de performance de cada ferramenta e, com isso, rastrear a existência de problemas. Dessa forma é possível otimizar os workloads e garantir que o usuário tenha acesso a ferramentas com um alto nível de disponibilidade para o seu trabalho diário.


Os principais modelos são os seguintes:

· Simples: é um sistema binário de monitoramento, que define um sinal para avisar se determinado serviço foi devidamente executado. Se a resposta for positiva, o sinal é o número 1, caso contrário, será o 0. Por ser uma avaliação sem muito detalhes, esse tipo de monitoramento da infraestrutura de TI é muito pouco utilizado.

· Por agentes: é mais complexo e consiste na instalação de um agente no sistema para monitorar dados, métricas e memórias. Sua principal vantagem é a personalização de acordo com as necessidades da corporação.

· SNMP (Simple Network Management Protocol ou Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede): é muito utilizado por empresas que terceirizam alguns serviços ou possuem diferentes fornecedores. Também é bastante complexo e tem uma linguagem compatível com vários sistemas operacionais. O monitoramento é realizado por um gerente que pode consultar ou solicitar alterações, gerando alerta.


Quais são as principais vantagens?

  • Existem vários benefícios derivados do monitoramento da infraestrutura de TI. Confira algumas:

  • Prevenção de falhas

  • Redução de custos

  • Eficiência e foco das equipes

  • Potencialização da vida útil dos equipamentos

  • Valorização da área de TI


Como você deve fazer o monitoramento da sua infraestrutura de TI?

Como já dito aqui, o monitoramento da infraestrutura pode ser executado com o apoio de uma série de ferramentas e estratégias. Elas permitem ao gestor ter uma visão mais abrangente sobre a performance de todas as ferramentas e, assim, encontrar os pontos necessários para maximizar o desempenho de todas as soluções presentes no ambiente de dados. Veja abaixo os passos necessários para criar rotinas de monitoramento bem estruturadas:

Defina o que deve ser monitorado - Avalie quais são as tecnologias críticas e, a partir disso, direcione o trabalho de monitoramento de maneira mais eficaz.

Adote as soluções corretas - É importante que o negócio escolha uma solução que atenda às suas necessidades, evitando o desperdício de recursos financeiros.

Crie métricas para saber o que deve ser otimizado - As métricas precisam ter como base a performance média dos equipamentos e, bem estruturadas, serão a chave para melhorar o dia a dia do setor de TI.

Otimize os recursos e defina políticas de mitigação de danos - Ao identificar problemas, a companhia deve executar correções para garantir a melhoria imediata das soluções.


Conte com uma empresa especializada!

O apoio de um parceiro estratégico pode ser a solução para o negócio caso a empresa tenha problemas para direcionar recursos técnicos para os processos de monitoramento da infraestrutura de TI. Ao contratar uma empresa especializada, o negócio garante que as rotinas de manutenção e prevenção de riscos serão feitas de uma forma mais inteligente e efetiva.


Sua empresa terá todo o seu perfil e a sua infraestrutura avaliada. Com os dados em mãos, o parceiro contratado poderá definir uma estratégia de monitoramento de infraestrutura de TI que considera os principais pontos e as vulnerabilidades existentes. Dessa forma, a infraestrutura será mais otimizada e passará a ter um papel estratégico nos resultados da companhia em médio e longo prazos.


Quer saber mais sobre como esse trabalho é feito? Então entre em contato conosco!

9 visualizações0 comentário