O que é um backup em nuvem, e quais as suas vantagens?


No artigo abaixo procuramos mostrar como funciona, como se aplica e as principais vantagens que ajudará você a reduzir os custos e melhorar o gerenciamento.


Existem várias formas da perca de dados numa organização. Seja por uma falha de hardware, por ataque cibernético, por desastre natural, por má fé operacional ou até mesmo por um equívoco, que é quando uma pessoa deleta um arquivo sem querer. E para todos esses casos, o cloud backup é a melhor solução para evitar ou resolver esses casos.

Investir em backup é um dos melhores caminhos para a proteção da propriedade intelectual da sua empresa.


Por que um backup em nuvem?

À medida que as organizações lidam com uma quantidade crescente de informações geradas diariamente - dados estruturados gerados pelos seus sistemas de gestão e dados não-estruturados gerados por tecnologias com IoT e Inteligencia Artificial, aumenta a necessidade da proteção das informações empresariais e a frequência com tais dados são salvos.

A cada ano, felizmente, as opções de backup, recuperação e restauração em nuvem tornaram-se mais seguras, confiáveis e econômicas. O backup em nuvem é uma delas.

O uso da nuvem vem ficando cada vez mais popular, pois, de certo modo, todos nós temos algo na nuvem: um perfil em uma rede social, um aplicativo ou um e-mail.

A resposta para entender por que tantas tecnologias caminharam para esse formato está na confiabilidade que ele oferece para os colaboradores, bem como na relação custo-benefício.

O cloud backup (ou backup na nuvem) é uma resposta do cloud computing para um problema que afligia uma série de empresas: há alguns anos, a realização do backup implicava, inevitavelmente, na geração de redundâncias e na criação de uma cadeia logística complexa, que demandava equipamentos, transportes, espaço físico, equipes dedicadas e, consequentemente, altos custos. Frente a isso, o armazenamento na nuvem propõe, então, a automatização das rotinas de backup.

No cloud backup, todos os dados são copiados e atualizados em uma infraestrutura remota, que geralmente ficam em um ambiente contratado por um fornecedor de serviços de cloud computing.

As tecnologias de cloud backup cumprem funções parecidas em relação ao backup tradicional. As diferenças se relacionam ao local de armazenamento, à segurança, à possibilidade de recuperação e à gestão dos arquivos, conforme mostraremos a seguir.


Quais as diferenças entre armazenamento local e cloud backup?

Existem duas formas de fazer o backup dos arquivos corporativos:

· On site: com a cópia dos dados armazenado na própria organização;

· Off site: com a cópia dos dados armazenamento em um Data Center externo.


O backup on site era certamente a melhor opção quando a nuvem e a internet só existiam na imaginação dos cientistas de dados. Contudo, os problemas desse tipo de armazenamento eram muitos, especialmente os ligados à maior vulnerabilidade a danos físicos e ataques de hackers.

O cloud backup foi criado, portanto, para resolver todos esses problemas. Ele permite que um software crie um backup e transfira-o automaticamente para um data center virtual pela internet.

Não há hardware adicional necessário para o backup na nuvem e os dados podem ser recuperados de qualquer local com uma conexão com a Internet.


Quais as vantagens do Backup em Nuvem?

Não é necessário de uma intervenção humana para que seja executado um backup na nuvem, facilitando ainda mais na parte operacional, pois todo o armazenamento pode ser executado automaticamente. Também é permitido que os salvamentos sejam feitos constantemente e em tempo real, fazendo com que os arquivos sejam salvos em backup assim que forem alterados.

Outras vantagens que podemos citar:

· É MAIS SEGURO: Com o backup físico, seus dados ficam sujeitos às imprevisibilidades, as quais todo hardware é vulnerável. Adicionalmente o cloud backup é monitorado por uma equipe focada em garantir sua integridade.

· É ESCALÁVEL: No cloud backup, o tamanho do espaço de armazenamento se adapta ao volume dos dados que você precisa guardar, sem que seja necessário fazer novos investimentos em hardware e infraestrutura.

· É MAIS FÁCIL DE GERENCIAR: O armazenamento offline exige um cuidado e gerenciamento presencial que é totalmente dispensável no cloud backup.

· REDUZ CUSTOS: Além de reduzir o investimento em ativos, no cloud backup você só paga por aquilo que efetivamente usa. Ou seja, em vez de ter uma infraestrutura robusta, que muitas vezes pode estar subutilizada, você pagará por um serviço que fornece exatamente o que precisa — nada a mais, nada a menos.


Não importa o tamanho do seu negócio. Ter uma solução de backup para garantir a confiabilidade de sistemas digitais se tornou nos últimos anos imprescindível, pois, o número de problemas que podem corromper as informações de uma empresa cresce junto com a sua estrutura e, justamente por isso, gestores de TI devem investir para garantir que dados fiquem protegidos contra falhas humanas, problemas técnicos e ataques virtuais. Entre soluções já disponíveis no mercado, como o backup em fita e em discos rígidos externos, o cloud backup tem se destacado nos últimos anos como uma das opções de maior custo-benefício para o ambiente corporativo.

Fica munido do melhor que a tecnologia oferece ajuda a aprimorar, até mesmo, a comunicação interna da empresa. Ficou interessado em avaliar uma solução de cloud backup para o seu ambiente de trabalho? Entre em contato com a PSS Tecnologia por meio de nosso formulário, em nosso site PSS Cloud Backup ou ligue no telefone (81) 3019-5230.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo